Sejam bem vindos !!!

ORE, DIVULGUE E PARTICIPE DO NOSSO BLOG.

DEUS TE ABENÇOE.

AD MISSÃO FILADELFIA

UMA IGREJA QUE AMA VOCÊ

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O BATISMO NAS ÁGUAS E AS REGRAS HUMANAS



"Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus. E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.  E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou. At 8. 35-38


O batismo nas águas é uma declaração visível diante de Deus e dos homens da decisão de ser discípulo de Cristo. É um momento de festa e de muita alegria. Deveria ser incentivado e celebrado constantemente. Infelizmente, muitos discordam. Em toda a história da Igreja, os homens vêm criando, baseado em suas convicções pessoais, todo um corpo de regulamentos, cuja não observância, segundo eles, pode comprometer a vida espiritual dos membros de uma igreja. Ora, qual a exigência bíblica para ser batizado? Crê somente! Pelos menos é que se entende lendo nas Escrituras. Este é exatamente um dos problemas. Ouvimos defesas ardorosas de ensinamentos e costumes adotados nas igrejas e pouco saudável questionamento se estes ensinos são exigências bíblicas. Se são bíblicas, que haja defesa. Se são humanas, que haja prudência e bom senso. Todos somos obrigados a obedecer as Escrituras, não podendo dizer o mesmo de ensinamentos de homens, ainda que, verdadeiramente bem intencionados.
Como aconteciam os batismos nas águas na Bíblia Sagrada?
Está registrado que as pessoas iam ao rio Jordão, ouviam a pregação de João Batista e eram convidadas a ser batizadas. Também está escrito que pelo menos três mil pessoas foram batizadas no primeiro sermão de Pedro em Atos 2. Nem João Batista ou Pedro orientaram a multidão a passar um período de aprendizado para depois ser batizado, como muitos insistem hoje. Fico pensando na quantidade de voluntários que gostariam de está lá para organizar aquela "bagunça", pois estes, saberiam quem estava preparado ou não.
Bom senso não faz mal a ninguém. Felizmente a cultura da obediência cega começou a ser removida. Sou partidário da prudência de ser ter um Curso de Discipulado para melhor orientar aqueles que desejam participar desta importante cerimônia. Mas não vou ficar criticando ou questionando se isto não acontecer, pois não terei argumento bíblico, apenas ponderações humanas. Conheço homens de Deus que demoraram cerca de dois anos para tomar esta decisão. Amém! Mas conheço pastores que foram batizados três a quatro meses depois de sua conversão. Amém!
Quando o eunuco perguntou a Felipe sobre que o impedia de ser batizado, Felipe certificou-se apenas acerca de sua fé. Havendo a confirmação, realizou o batismo. Com que autoridade criaremos outros impeditivos? Meditemos nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário